terça-feira, 27 de setembro de 2011

Primeira Uaiktoberfest de Nova Lima - 2011

Clique na imagem acima para ampliar.

Confira o site do evento: Uaiktoberfest

Mapa: Bh Shopping à Praça Bernadino de Lima


Exibir mapa ampliado

Se for beber, volte de taxi, com um amigo sóbrio, de transporte público ou alugue uma van com alguns amigos! Vai ter ônibus executivo saindo de BH para o evento. Em breve, mais informações.

Mapa da Praça:
Clique para ampliar.

Veja com Nova Lima pretende tratar as nanocervejarias:

Nova Lima incentiva a produção de cerveja artesanal
Projeto encaminhado à Câmara Municipal deve garantir a formalização e atração de novas marcas para o município
Fonte: Tatiana Moraes em Hoje em Dia

'Legislação trata produtor artesanal e as indústrias da mesma maneira' - Sérgio Lima

Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pode se transformar na Munique mineira. Um projeto de lei encaminhado pela Prefeitura da cidade à Câmara Municipal incentiva o desenvolvimento dos produtores artesanais de cerveja. Se for aprovado, a previsão é de que haja movimento de formalização e de atração de novas empresas do setor.

Atualmente, 11 marcas são fabricadas em pequena escala no município. O destino da bebida é, prioritariamente, o consumo próprio. Quando há venda, os amigos são os principais compradores. Outras três cervejarias são formalizadas. “A cidade possui potencial para iniciar um roteiro cervejeiro. O projeto vai beneficiar tanto os produtores quanto o município”, afirmou a assessora de Projetos Especiais do Departamento de Turismo da Prefeitura, Tatiana Pessoa.

De acordo com o diretor do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindibebidas-MG), Marco Antônio Falcone, o aumento de renda da população, verificado nos últimos anos, impulsionou a produção de cerveja artesanal no país. De um lado, permitiu que os artesãos investissem mais no negócio, melhorando a qualidade da bebida. De outro, fez com que os consumidores conhecessem as cervejas gourmet, mais elaboradas, com aromas e sabores únicos.

Além de diretor do Sindibebidas-MG, Falcone é dono da Falke Bier, microcervejaria formalizada, localizada em Ribeirão das Neves. Por mês, ele produz 12 mil litros da bebida e vende para diversos estados do país. Com o incentivo da prefeitura de Nova Lima, ele afirma que já pensa em investir no município. O objetivo é fazer parte da rota da cerveja. “Hoje a fábrica tem 240 metros quadrados. Vamos aumentar para 800 metros quadrados”, afirmou.

Com produção menor do que a de Falcone, o mestre cervejeiro Alfredo Figueiredo, proprietário da VM Beer, faz, em casa, cerca de 600 litros de cerveja por mês. Se o projeto enviado à Câmara for aprovado, ele afirma que irá formalizar o negócio e ampliar a produção para 2 mil litros. “Demanda e interesse nós temos. Falta incentivo”, disse.

Para o proprietário da Essebier, Sérgio Lima, a legislação vigente trata o produtor artesanal e as grandes indústrias da mesma maneira, o que é um erro. Para que uma cervejaria receba permissão para funcionar, ela deve estar instalada em área industrial. Como a produção artesanal é realizada, na maioria dos casos, em casa, há um desestímulo à produção.

Leia mais reportagens sobre a produção de cervejas artesanais em Nova Lima:


Confira o site do evento: Uaiktoberfest


Nenhum comentário:

Postar um comentário